mai 21, 2013 Tiago Palheta Música, Notícias 0
A Associação de Gravadoras dos Estados Unidos (Recording Industry Association of America – RIAA, em inglês) incluiu índices de streaming de músicas para estabelecer marcas de vendas de discos de ouro e de platina no país. Segundo nota divulgada no site do órgão, o critério passa a contar com audições no YouTube e uso de serviços pagos, com Spotify, Rdio e Xbox Music, entre outros.
Antes da nova regra, para ganhar um disco de ouro era preciso alcançar 500 mil downloads pagos, e 1 milhão para disco de platina. Agora, para cada cem visualizações online será somado 1 download à contagem, fazendo assim com que um clipe com cem milhões de exibições esteja apto a receber um disco de platina.
Com a nova regra, foi possível condecorar mais de 50 artistas com títulos retroativos, entre eles Adele (“Rolling in the deep”), Rihanna (“We found love”), Lady Gaga (“Bad romance”) e Justin Bieber (“Baby”), além de canções mais antigas como “I Don’t Want To Miss A Thing” do Aerosmith, e “Don’t Stop Believin” da banda Journey.
Para Cary Sherman, executivo da RIAA, “incluir o streaming nos prêmios de ouro e platina marca a evolução da melhor premiação da indústria e reflete o amplo espectro de maneiras com que os fãs podem aproveitar suas bandas preferidas”.
UOL
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